sábado, 5 de dezembro de 2009

Pêras bêbedas

No dia 20 do mês passado, passeava com uma amiga, na Rua da Prata em Lisboa ,quando nos apeteceu lanchar e entrámos numa pequena mas acolhedora pastelaria chamada " A Minhota da Prata".



Estavam expostas umas pêras com belo aspecto que à primeira vista pareciam cobertas com calda de chocolate ou de caramelo. Resolvemos pedir, para provar e gostámos imenso. Falando com o simpático proprietário Sr David Martins, percebi mais ou menos como se faziam e no outro dia resolvi experimentar, para não esquecer as dicas do referido senhor.
Acima estão as ditas pêra da pastelaria, abaixo mostro-te como procedi e como ficaram boas, embora fossem mais miudas do que as da pastelaria, mas isto é como diz o velho ditado "cada um serve a Deus conforme pode!".


Descascam-se as pêras, fazendo o possível para que fiquem direitas em baixo.
Colocam-se numa panela, adiciona-se vinho tinto e 2 colheres de sopa de açúcar ou um pouco mais, conforme o gosto e 2 paus de canela ou canela em pó, como eu fiz, visto que não tinha os paus de canela.
Deixa-se levantar fervura e ferver durante um bocado para o vinho cobrir as pêras.

Quando engrossa e parece querer caramelizar, deita-se um pouco de água para quebrar a fervura e ferve mais um pouco,

E pronto ficam assim tão bebedinhas que se oferecem para serem comidas!!!

1 comentário:

ORQUIDIA MARIA disse...

Olá Clara, este post deixou-me com água na boca, já nem me lembro a última vez que fiz pêras bêbedas, vou fazer um dia destes. Beijinhos da: ARTESÃ