quarta-feira, 25 de março de 2009

Doce de nêspera



A tarde de ontem estava uma maravilha, calma, serena e relaxante, havia no ar um clima de novidade e juventude. Apeteceu-me então, dar um passeio pela quinta e apercebi-me que já havia nêsperas maduras, logo colhi um cesto delas que trouxe para casa e preparei para fazer doce.








Tirei os caroços e as peles mais estragadas, lavei-as e coloquei- as na panela, de ferro, cobertas de água até ferver, aí coloquei 1 Kg. de açúcar, ( Quer dizer, roubo sempre um pouco no açúcar, para não ficar indigesto). Foi fervendo lentamente, em lume brando e eu mexendo sempre... com a tradicional colher de pau que está condenada mas é dela que sou amiga. Também, como fui sua contemporânea e criada com ela e ainda não morri, vou continuando a tradição.
Foi fervendo até que ficou pesado e ganhou ponto. Nesta altura juntei umas gotinhas de baunilha (criação minha) e misturei bem.


Então foi altura de colocar um pouco num prato e ver se fazia estrada. ( com muito cuidado para não me queimar!)Como aguentou a estrada, estava na altura de apagar o fogo, deixei arrefecer um pouco e coloquei em recipientes previamente preparados.





Não esquecendo de preparar um boião para fazer uma oferta!!!
Ficou uma delícia...
















A nêspera é um fruto globoso, amarelo, carnudo e doce, com uma ou várias sementes produzida pela nespereira ( nome cientifico - Eriobotrya Japónica ) árvore originária da China.


Esta árvore é de folha perene, raminhos pubescentes (Conjunto de pêlos que revestem certos frutos ) , folhas com tomento castanho acinzentado


na página inferior e flores brancas com um cm. de diâmetro.

Hoje, dia 31, voltei a fazer doce de nêspera que também ficou bom.


Repara no aspecto dele:
Voltei de novo a guardar uma embalagem para oferecer, desta vez a um amigo que fez anos.
































Sem comentários: