1kg. de carôlo (milho picado) que se vende em algumas lojas de Angra, o,3oo kg. de arroz carolino, 0,250 grs. de manteiga, 1 colher e 1/2 de sopa, de farinha de trigo, 1 colher e 1/2 de sopa, de farinha de milho, 4 a 5 l. de leite gordo, 1 l e 1/2 de água, 1 colher de sopa de banha de porco, sal q. b.,casca de limão.
Peneirar o carôlo, lavá-lo muito bem, em várias águas até sair toda a faúlha, (casca do milho, depois de picado) e ficar bem branco sem nenhuma sujidade.
Levantar fervura à água com o sal e a banha, quando ferver, deitar o carôlo e mexer até até secar a água.
Depois ir juntando o leite fervido e quente, continuar sempre a mexer e quando o carôlo estiver quase cozido, juntar o arroz, já lavado e escorrido e continuar a mexer até estar tudo quase cozido, aí, junta-se o açúcar, a manteiga e casca de limão e mexe-se sempre para não pegar.
quando estiver tudo já cozido, deitar as farinhas dissolvidas em água ou leite ou numa mistura de água e leite e mexer até a cozedura total das farinhas.
Note: O tempo total de cozedura é de + ou - 2h. e meia, o lume deve ser moderado, e deve-se mexer sempre para não pegar à panela e ficar com gosto a queimado. Se tal acontecer deve-se mudar logo de panela!.
É verdade que é muito trabalhoso mas vale a pena porque é uma sobremesa tradicional muito saborosa!
Decorar com canela.
1 comentário:
era bom rever a receita porque estaescrita por duas veses e assim nao explica bem desculpe la' isso
Enviar um comentário