quinta-feira, 21 de maio de 2009

História das favas viajantes!














Da terra à mesa
No dia 25 de Abril, eu e o meu marido, resolvemos ir à nossa casa de férias, num lugar chamado Salga de que falarei no outro blogue, apanhar favas e ver como estavam as coisas por lá.
Eu fui apanhando as favase o meu marido foi fazendo algumas limpezas à volta de casa



Depois das favas apanhadas e de algum cansaço, regressámos à base que é como quem diz a casa.
Foi então altura de realizar o moroso trabalho de as descascar após o que as reparti por vários sacos uns para meter na arca congeladora e os outros para fazerem longa viajem...
Lá vão elas de avião até à capital...
Chegando a casa foi altura de proceder à operação principal, cozinhar:
Favas guisadas:
Um pouco de gordura a gosto para a panela, banha, azeite ou óleo, um ramo de salsa e louro , vão-se envolvendo as favas e misturando cebola e alho picados até as favas ficarem macias e a pele de algumas começar a abrir, junta-se então linguiça picada Bacon ou toucinho fumado ou uma mistura, a gosto ou conforme houver em casa. Deixa-se ferver envolvendo sempre, junta-se massa de tomate e um pouco de ketchup, mistura-se, água para dentro só a cobrir as favas e ferve um bocado. Tempera-se a gosto e abrem-se ovos que se deixam escalfar. Está pronto!
E foi assim a história das favas viajantes!
Eis senão quando o meu filho abre a porta, chegando da faculdade.
_Ummmm... cheira bem, a minha mãe já chegou!!!

Sem comentários: