sábado, 23 de abril de 2011

Ninho de Páscoa



Costumo, todos os anos pela Páscoa, fazer este bolo, embora não tenha nada de especial, é muito decorativo e o meu filho quando era criança adorava ter uma amêndoa sobre a sua fatia. Normalmente uso fios de ovos mas não havia no mercado e o funil com que eu costumo fazer está tão bem guardado que nunca o encontrei... Então decidi fazer com ovos moles e não ficou nada mal.
O bolo é um bolo simples que pode ser recheado ou não só que eu não recheio porque, para fazer mal já basta o que aí vai, depois faz-se uma pequena forra de chocolate que se verte rudimentarmente sobre o bolo e enche-se a cavidade com fios de ovos, neste caso ovos moles .
Passo-te a receita dos ovos moles que é muito simples e boa para rechear ou decorar:

Ovos moles económicos:

250gr. de açúcar,
1,5 dl de água,
5 ovos mais uma gema,
1 colher das de sopa de farinha Maizena.
Leva-se o açúcar com a água a ferver durante 5 minutos e deixa-se arrefecer.
Noutro recipiente coloca-se a farinha Maizena e vão-se misturando aos poucos os ovos e a gema, mistura-se muito bem!
Verte-se o creme anterior, em fio, sobre a calda de açúcar, mistura-se bem e leva-se lume brando, mexendo sempre, até engrossar.
Coloca-se a panela num recipiente com água fria e mexe-se até arrefecer.
Está pronto a usar!


Para este bolo precisas de uma forma deste género para ficar uma cavidade no interior do bolo.

Agora só me resta desejar-te uma santa, feliz e doce Páscoa

sábado, 16 de abril de 2011

Quiche de legumes


Aqui está uma receita saudável e que podes temperar à tua maneira, eu ponho pouco sal para não fazer mal, mas os temperos é ao gosto da cozinheira!
Para a massa areada:
250grs. de farinha
1 ovo
100 grs. de margarina
água morna q.b.
Faz-se a massa e deixa-se descansar enquanto se prepara o recheio.
1kg. de legumes variados, neste caso usei cenoura brócolos e  couve-flor, também é muito bom alho francês às rodelas mas não usei porque não tinha
4 ovos
Uma caixa pequena de natas. Pode optar por natas light.
1 cebola e alguns dentes de alho.
Pica-se a cebola e os alhos que vão ao lume com 3 colheres das de sopa de azeite até a cebola ficar transparente, junta-se uma colher das de sopa de salsa picada e os legumes que se salteiam .
Forra-se uma tarteira com a massa areada e colocam-se os legumes com uma colher furada para que estes fiquem bem escorridos .
Batem-se as natas com os ovos, tempera-se a gosto e verte-se sobre os legumes. Polvilha-se com queijo ralado (facultativo) e vai ao forno .
Acompanha com uma boa salada.






quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acompanhamento de vegetais



Neste dia dedicado à saúde quero deixar aqui registado um acompanhamento muito simples, agradável e sobretudo saudável que foi servido num almoço em casa da minha prima Hercília Aguiar a quem agradeço as indicações.
Cenoura raspada,
Repolho picado muito miudinho,
Maçã descascada e picada miudinho,
2 pacotes de gelatina de laranja ou de morango.
Numa forma da tupperware (feiticeira), das que se tira o fundo, colocam-se camadas de cenoura, maçã e repolho. até acabar e verte-se sobre isto a gelatina feita com um pouco menos de água do que manda a caixa, leva-se ao frigorífico podendo fazer-se com certa antecedência (2/3dias).
Desenforma tirando-se o fundo quando está no prato de servir.

Dia Mundial da Saúde



Celebra-se hoje, em todo o mundo, o dia Mundial da saúde. Sabendo que  a saúde anda de mãos dadas com a alimentação não resisto a transcrever alguns  conselhos úteis , recomendados pelas nutricionistas da Naturhouse, com a devida vénia:

-Coma devagar porque está provado que a sensação de saciedade só chega ao cérebro 15m. depois de começar a comer.
-Coma, não passe fome em nome da dieta, se fizer isso prejudica a saúde.
-Não guarde alimentos tentadores no frigorífico, encha-o de frutas e verduras.
-Tome sempre um bom pequeno - almoço, esta é a refeição mais importante.
-Não vá às compras de estômago vazio para poder fugir às tentações.
-Não recorra aos doces para acalmar a angústia nem para combater o esgotamento, coma tomate ou laranja são alimentos ricos em potássio que fornecem energia.
-Não salte refeições nem petisque entre horas.
-Se não puder evitar uma tentação, compense no dia seguinte.


E muito mais haveria a dizer sobre o assunto mas como Roma e Pavia não se fizeram num dia...outras oportunidades surgirão. Assim Deus nos ajude a pensar com a cabeça e não com a boca ou com o estômago, em nome de uma boa saúde!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tacinhas de pão recheadas


A ideia é da revista TeleCulinária, contudo, fiz umas modificações que ficaram muito boas, é de experimentar!
8 fatias de pão de forma sem côdea,
Fiambre picadinho 150grs. +ou -
Queijo ralado de S. Jorge
Creme béchamel.
Esparregado de nabo.
A receita fala em espinafres mas como tenho nabos no quintal aproveitei e ficou óptimo!
Cozem-se os nabos em água e sal escorem-se picando-se muito miudinho, leva-se um pouco de margarina de alho ao lume e juntam-se os nabos envolvendo-se, junta-se uma colher de farinha mexendo bem e um pouco de leite até ficar tudo bem envolvido, eu uso um pouco de natas, fica cremoso.
Rolam-se as fatias de pão sobre uma folha de papel  vegetal até ficarem fininhas,
Colocam-se as fatias em formas de empadas e no fundo coloca-se queijo ralado, fiambre picado, uma boa colher de esparregado e béchamel que pode ser de compra, claro que eu prefiro fazer porque tempero a gosto.
Leva-se ao forno até ficar douradinho.
Uma delícia!

Pimentões recheados:

Como se sabe há pimentões de diferentes cores, sendo os mais vulgares os vermelhos,verdes e amarelos. O pimentão é um alimento rico em vitaminas e sais minerais, uso-os muito cá em casa e o meu marido gosta muito sobretudo recheados como os que mostro abaixo:
6 pimentões,
250grs. de carne moída,
1/2 ovos,
2 cebolas,
3 dentes de alho,
salsa picada,
1dl. de leite a ferver,
2 papo-secos duros ou umas fatias de pão,
Temperos a gosto.
Preparo os pimentões tirando-lhes as pevides e as partes brancas (costumo reservar os pedúnculos para decorar, depois de assados) , lavo-os e deixo a escorrer, entretanto deito o leite a ferver sobre o pão cortado aos pedacinhos e reservo para amolecer, enquanto isso faço um ligeiro refogado com as cebolas e os alhos picados após o que junto salsa picada e a carne vou envolvendo até  cozer após o que deito os temperos a gosto, sal, massa de tomate e de pimentão etc., junto depois o pão muito bem esmagado e os ovos batidos, envolvo muito bem e deixo ficar no lume até ficar com a consistência necessária para rechear.
Encho os pimentos, calcando com uma colher pequena e pincelo-os com margarina de alho. Estão prontos para ir ao forno a assar! Gosto de usar um recipiente de barro vidrado como este.
E, como sou muito poupadinha, se sobrar recheio aproveito-o, faço um rolo em papel de alumínio e levo-o ao forno com os pimentões, depois é só cortar às rodelas e acompanhar com uma boa salada de alface e tomate.
Claro que isto é uma coisa muito simples que toda a gente faz, contudo ainda é mais do que eu devia fazer pois nas nossas idades é preciso ter muito cuidado com a alimentação...