domingo, 11 de abril de 2010

Massa folhada:

Já há dias que tencionava fazer massa folhada seguindo uma receita publicada numa "TeleCulinária", que me pareceu mais simples da que eu costumava fazer, porque a margarina é encorporada só de uma vez e eu costumava repartir a margarina e aplicá-la sempre que fazia a dobra, contudo os dias foram passando até que hoje resolvi pôr mãos na massa e passar à expriência porque ia almoçar com a minha cunhada e a minha sogra e destinei fazer uma tarte de côco. A minha sogra gosta muito de sobremesas que levem côco. 
Os ingredientes:
1 Kg. de farinha, sem fermento,
750 grs de margarina para folhados,
6 dl de água ou um pouco mais
Uma pitada se sal, uma colher das de chá.


Abre-se uma cavidade na farinha põe-se o sal e vai-se envolvendo a água aos poucos,
Amassa-se bem até ficar com a consistência própria para estender,faz-se com a massa uma bola,

Tapa-se e deixa-se repousar durante cerca de 30m,


Leva-se a margarina ao microondas, um minuto e meio  e depois esmaga-se, com a mão, para ficar com a consistência própria para se aplicar,



Depois de passados os 30m, enfarinha-se a bancada e estende-se a massa com a forma de um rectângulo,
 
Aplica-se a margarina sobre metade da massa,

Dobra-se a metade da massa que não levou margarina sobre a margarina, unem-se bem os bordos da massa , pressiona-se com o rolo e rola-se, sempre bem enfarinhada,


Volta-se a dobrar ao meio e rola-se de novo, e outra vez e outra vez, pelo menos três vezes, sempre no mesmo sentido, quantas mais vezes, mais folhas tem a massa, sempre bem enfarinhada.
Por fim, dobra-se para dentro as duas partes laterais, conforme podes ver,

Depois dobra-se em livro,

E corta-se aos pedaços conforme o fim a que a massa está destinada, eu cortei em cinco pedaços para fazer tartes.
Depois envolve-se cada pedaço em película aderente e congela-se para quando for necessário.

Eu reservei um pedaço para fazer a tarte que te vou mostrar a seguir. 

Sem comentários: