Confeitos são por definição "sementes ou pevides cobertas de açúcar, preparado em charope e seco ao fogo", a palavra é um substantivo que vem do latim ( confectu ) e o adjectivo "confeitado" significa coberto de açúcar.
Fazendo uma pequena pesquisa conclui-se que há por esse mundo fora muitas receitas desta guloseima, de todas as cores, feitios, formas e sabores...
Confeitos Terceirenses:
Que Deus me perdoe, mas para mim não há confeitos melhores do que os da ilha Terceira, Açores, fabricados pela firma Basílio Simões e filhos em Angra do Heroísmo.
Macios, branquinhos como véu de noiva e aromatizados com sementes de funcho, deixam na boca um sabor a tradição, a Domingos de Bodo, quando era hábito os rapazez oferecerem às raparigas grandes pacotes desta guloseima e a mesas de função, salpicadas do branco dos confeitos que os convidados metiam nos copos para adoçar o tradicional vinho de cheiro dos Biscoitos.
Modernamente as mesas são decoradas com pequenos embrulhos de confeitos que mimam e adoçam a boca dos convidados das funções do Senhor Espírito Santo.
É só mimo, requinte, religiosidade, fé, doçura e tradição!!!
Funcho
Planta aromática de hastes finas e longas, originária do Mediterrâneo, utilizada para fins culinários, para aromatizar perfumes, produtos de odontologia, cosméticos e para produzir óleos e essências.