domingo, 28 de março de 2010

Arroz doce em "Dia de Grãos"


É sabido que hoje é Domingo de Ramos, o dia que inicia a semana Santa, celebrando a entrada de Jesus em Jerusalém, montado num jumento e aclamado com ramos de oliveiras e de palmeiras.
Lembro-me de a minha mãe dizer que neste dia não se metiam folhas nas panelas, numa clara alusão a este facto, e então cozinhava com grãos...Sopa da ervilha, grão ou fava, canja, milho cozido, papas grossas ou arroz doce, eram algumas das iguarias servidas na nossa mesa  no dia de ramos ou dia de grãos como ela lhe chamava.
Como costumo manter e pôr em prática muito do que vi, ouvi e ou aprendi com a minha mãe, neste dia, costumo fazer arroz - doce, como referência de tempos passados o que faço sempre com muito prazer. Então fiz arroz doce para nós e para oferecer a umas pessoas idosas.
Cá está ele todo enfeitado com os seus ramos de canela, como a minha mãe fazia, lembrando os ramos que aclamaram Jesus:


Toda a gente faz arroz doce com facilidade, contudo quero aqui registar as porções porque este fica muito bom, cremoso e com a consistência ideal:
500grs de arroz, bem escolhido e lavado, a mesma porção de açúcar, casca de um limão, 6 ovos, 2 litros de leite.
Leva-se o arroz a abrir, coberto de água, com uma pitada de sal e a casca de limão, quando inchou e está quase seco vai-se deitando o leite aos poucos, guardando um pouco para o fim  e mexendo sempre, com colher de pau, para não pegar, quando se vê que o arroz está cozido deita-se o açúcar aos poucos e continua ao lume.
Cuidado, não nos podemos descuidar, para não pegar!
Agora está na altura de separares as gemas das claras, bate as gemas e mistura-lhes o leite que reservaste e vai vertendo sobre o arroz, com cuidado e envolvendo sempre, com o lume fraco. Deixa-se ficar até enchugar isto é endurecer e verte-se em travessa ou pratinhos individuais.
Decora-se co canela e deixa-se arrefecer.

Sem comentários: