terça-feira, 2 de março de 2010

Biscoitos de manteiga

Como te disse, torrei amendoins para enviar para o meu filho e enquanto fazia isso lembrei-me dos sacos que a minha mãe me mandava das Lajes para Angra,quando eu estava a estudar, porque eu não ia a casa todos os fins de semana. As passagens eram caras, a viagem  demorada e eu passava muito mal nas camionetas que não eram como hoje... Vieram-me à memória os deliciosos biscoitos de manteiga que ela me enviava e que eram feitos com natas do leite caseiro, meu Deus, como sabiam bem!
Lembrei-me então de uma frase que li há dias e que registei, porque me disse muito:

-"A memória é a oficina em que as nossas recordações são trabalhadas, retocadas e marcadas com o nosso cunho".

O que eu fui inventar para te dizer que resolvi fazer biscoitos de manteiga para enviar para o meu filho!
Cá estão eles: 
1 kg de farinha, 2/3 colheres de farinha Maizena, 6 colheres das de sopa de açúcar, e 1 colher das de sopa de fermento, 250grs. de manteiga, uma pitada de sal, uma caixa de natas,3 ovos, raspa de limão, umas gotas de baunilha (facultativo), e água q. b.
Misturam-se os ingredientes, tendo o cuidado de guardar um pouco de farinha,cerca de 250grs., para ir enxugando a massa e para tender os biscoitos, e vai-se amassando até ficar com a consistência própria para fazer os biscoitos.
Agora, a massa descansa um pouco, enquanto se acende o forno e se untam com manteiga e polvilham os tabuleiros.
Vão-se  rolando , com as mãos enfarinhadas, bocados de massa que depois se espalmam, como vês na foto.
Dobra-se a massa e corta-se em diagonal.
Agora é só colocar nos tabuleiros e levar ao forno, em calor moderado...
Espero só que o meu filho faça aos seus filhos o que eu faço por ele! Não serão, certamente, biscoitos, mas há tanta forma de demonstrar amor, carinho e respeito!
É este o exemplo que lhe quero deixar, neste miminho que espero lhe adoce a boca e o coração!

Sem comentários: