sábado, 9 de janeiro de 2010

Goiabada


A goiaba é o fruto da goiabeira e possui grande valor nutritivo pois tem vitamina A, B1, C, cálcio. fósforo e fibras solúveis.
Há uma grande quantidade de espécies destes frutos que podem ser consumidos ao natural ou em saladas e na preparação de doces, geleias, sucos e outros.
Abaixo dou-te conta da goiabada que fiz com os primeiros frutos da nossa goiabeira mas nós gostamos muito destes frutos ao natural ou em saladas.

O tempo estava bom e resolvi ir até ao pomar, ver se havia laranjas e então deparo-me com a goiabeira que embora nova, o ano passado só havia dado dois ou três frutos, este ano já tinha bastantes, alguns um pouco estragados pelas intempéries que se têm feito sentir, logo recolho os mais maduros e decido fazer goiabada.
Em casa lavo os fruto, retiro-lhes as partes negras e estragadas, parto-os aos bocados e levo-os ao lume cobertos de água até ferver. Depois passo-os pelo passe vite, com o passador fino, para retirar as pevides e levo de novo ao lume, ao ferver adiciono o açúcar, + ou - 750g. por kg. de fruto, eu ponho sempre menos, sou um pouco aldrabona nesta coisa de cozinhar, e deixo ferver em lume fraco envolvendo de vez em quando para não pegar. Quando vejo uma estrada no fundo da panela que deve ser de ferro, apago e está pronto como podes ver.
Agora vou estar de olho na goiabeira à espreita dos outros frutos, quando amarelecerem repetirei esta experiência!

Sem comentários: