domingo, 31 de maio de 2009

Fofinhos de salsichas e queijo ralado:





Hoje fiz uns bolinhos muito bons para o lanche, são uma espécie de empadinhas mas mais fáceis!
Foi uma receita nova, tirada de uma Tele-Culinária antiga mas que vale a pena experimentar...
1 lata de salsichas de 10 unidades, 300g. de farinha, 100g. de queijo ralado, picante, 3 ovos, 2 dl. de leite, 2 colheres das de sopa de manteiga, bem cheias, uma colher das de sopa , bem cheia de fermento, sal e manteiga e farinha para polvilhar as formas.
Começa-se por untar e polvilhar 24 forminhas e ligar o forno para ir aquecendo, cortam-se as salsichas no sentido longitudinal e depois na horizontal.
Numa tigela junta-se a manteiga e os ovos, bate-se e vai-se juntando a farinha e o leite assim como o queijo, batendo bem sem parar, reservam-se algumas salsichas para deitar por cima e misturam-se as restantes à massa, tempera-se com sal fino e junta-se o fermento, misturando com cuidado!
Reparte-se a massa que não deve estar dura, pelas formas e deitam-se por cima os restantes bocadinhos de salsicha,
Vai ao forno cerca de 35 mn. Vê-se se está cozido introduzindo um palito, retira-se e serve-se decorado a gosto, com um chá, um café ou até com uma boa angelica.
O meu marido diz que é muito bom com uma sopa (puré ou caldo verde)!





sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tarte de amêndoas com ovos moles

Massa: 250grms. de farinha, 100grms. de manteiga, 1 ovo. 1pitada se sal, água q.b.
Recheio:500grms. de açúcar, 125 grms. de amêndoa picada, 1 colher das de sopa de manteiga, 1 colher das de sopa de farinha, 5 colheres das de sopa de leite,5 gemas e 1 clara.
Prepara-se a massa e deixa-se repousar.
Leva-se o açúcar ao lume quase coberto de água a fazer ponto de fio, mistura-se a farinha com o leite.
Ao açúcar em ponto junta-se a manteiga e a amêndoa, mexe-se e tira-se do lume, junta-se a farinha mexendo bem para diluir no açúcar,
Batem-se as gemas com a clara e mistura-se mexendo sempre muito bem, vai de novo ao lume para cozer as gemas e engrossar.
Nota: Eu costumo juntar os ovos à farinha e ao leite e adiciono tudo junto à calda de açúcar indo ao lume a engrossar como disse anteriormente, também fica muito bom!
Estende-se a massa e forra-se a forma, recheia-se com o preparado e vai ao forno a cozer a massa e a alourar como vê na foto acima inserida.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

História das favas viajantes!














Da terra à mesa
No dia 25 de Abril, eu e o meu marido, resolvemos ir à nossa casa de férias, num lugar chamado Salga de que falarei no outro blogue, apanhar favas e ver como estavam as coisas por lá.
Eu fui apanhando as favase o meu marido foi fazendo algumas limpezas à volta de casa



Depois das favas apanhadas e de algum cansaço, regressámos à base que é como quem diz a casa.
Foi então altura de realizar o moroso trabalho de as descascar após o que as reparti por vários sacos uns para meter na arca congeladora e os outros para fazerem longa viajem...
Lá vão elas de avião até à capital...
Chegando a casa foi altura de proceder à operação principal, cozinhar:
Favas guisadas:
Um pouco de gordura a gosto para a panela, banha, azeite ou óleo, um ramo de salsa e louro , vão-se envolvendo as favas e misturando cebola e alho picados até as favas ficarem macias e a pele de algumas começar a abrir, junta-se então linguiça picada Bacon ou toucinho fumado ou uma mistura, a gosto ou conforme houver em casa. Deixa-se ferver envolvendo sempre, junta-se massa de tomate e um pouco de ketchup, mistura-se, água para dentro só a cobrir as favas e ferve um bocado. Tempera-se a gosto e abrem-se ovos que se deixam escalfar. Está pronto!
E foi assim a história das favas viajantes!
Eis senão quando o meu filho abre a porta, chegando da faculdade.
_Ummmm... cheira bem, a minha mãe já chegou!!!