domingo, 5 de setembro de 2010

Doce de uva




Esta é a imagem de uma latada em ano de vacas gordas que é como quem diz de muitas uvas. Este ano foi muita parra e pouca uva, nem dá para fazer vinho, diz-se que a produção vitivinícola, na Terceira, este ano, devido às condições climatéricas, desceu para metade e que no Pico e Graciosa a produção ainda foi mais agravada. Contudo, sempre se apanhou alguma coisa para fazer doce.
É uma trabalheira, mas no fim gosto de ter doces de várias qualidades em casa, de mandar ao meu filho e de oferecer.
Primeiro tiro os bagos bons e passo-os por várias águas.
Depois separo as cascas a uma porção de bagos e reservo.
A seguir ponho as uvas no tacho cobertas de água e ferve, passo no "passe-vite" e junto as cascas que havia reservado, como podes ver:


Depois, é só ferver, mexendo sempre até fazer o ponto que é o que estou fazendo agora, só dei um saltinho até ao computador, para te contar isto e vou já para o fogão, para não acontecer alguma desgraça!!!
Depois conto-te o resto...
Passado algum tempo, cá está o meu doce de uva à espera de umas torradinhas e de um cházinho.
O do laçarote é um miminho para a minha cunhada.
Não indico a porção de açúcar por duas razões: Primeiro porque não sou mulher de cozinhar muito com receitas, segundo porque acho que o açúcar que se indica é um exagero, roubando no peso do açúcar fica bom na mesma, leva é mais tempo a formar o ponto.
Um beijinho docinho como o meu doce!

1 comentário:

Unknown disse...

já provei e é bem BOM!!!
Muitos bj D. Clara