sexta-feira, 28 de maio de 2010

Montra primaveril que apetece comer!!!

Quando o profissionalismo, o bom gosto e a arte dão as mãos, as coisas acontecem e dão origem a obras como esta montra da pastelaria " O FORNO" na rua de S. João em Angra do Heroísmo da qual não apetece tirar os olhos!
Benditas mãos e bendita sensibilidade!!!

Hoje fiz rissois

Costumo destinar uma tarde para esta tarefa porque gosto de os fazer em abundância e congelar para serem consumidos à medida que for necessário.
Apresso-me a registar porque a massa ficou tão boa que quero escrever as porções porque sou muito  de improvisar e penso que não me esqueço e depois fico sempre um pouco atrapalhada. Enfim, coisas à Clara!
Cá vai então a receita da Clara, podes fazer à vontade que  a massa fica maleável que é uma maravilha, para rolar e colar.
Uma chávena almoçadeira de leite, uma chávena almoçadeira de água, uma pitada de sal, 100grs. de margarina. Vai tudo ao lume e quando levantar fervura junta-lhe , de pancada, duas chávenas almoçadeiras de farinha e envolve rapidamente até ficar tudo bem misturado. Mexe e deixa arrefecer um pouco.
Despeja numa bancada ou num recipiente grande e trabalha a massa até ficar elástica e boa para estender.
É então altura de fazer o recheio.
Eu fiz duas porções de massa uma com recheio de camarão, outra com recheio de linguiça.

Recheio de camarão:
250 grs. de miolo de camarão e duas postas de salmão ou só uma se for grande, coze-se, escorre-se, pica-se o camarão e limpa-se e desfia-se o salmão.( Na foto o salmão está por baixo)
Pica-se uma cebola e uns dentes de alho e leva-se a refogar com um pouco de azeite ou uma colher de margarina, junta-se um pouco de salsa picadinha e massa de tomate e pimenta ou um pouco de massa de malagueta a gosto, misturam-se os picados e mexe-se e coze um pouco, junta-se uma colher das de sopa de farinha de trigo e uma chávena das de chá de leite, envolve-se e deixa-se engrossar, mexendo sempre!!!

Recheio de linguiça:
O mesmo processo mas com linguiça picante moida, não leva salsa.
Não esquecer de rectificar os temperos!

É agora altura de se estender a massa e de se pôr o recheio para fazer os ditos rissois.
Gosto mais de fazer as rodelas e depois dobrar e pressionar e esta massa ficou muito boa para colar os bordos.
Cá estão eles ainda por panar:
E já panadinhos com ovo batido e pão ralado, prontos a serem congelados:

Ps: A minha afilhada, Helena Maria Gil Romeiro, disse-me que há quem envolva os rissois em ovo e farinha de milho e que também fica muito bom.